INSPEÇÃO SEMESTRAL – TRANSPORTE ESCOLAR

Em atendimento ao Artº 136 do Código de Trânsito Brasileiro, os veículos destinados a condução de escolares deverá ser inspecionado semestralmente em Instituição Técnica Licenciada.

A São Bento Inspeções disponibiliza este serviço na região do planalto norte. Esta inspeção garante a confiabilidade e segurança aos veículos destinados a este fim.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:


a) CRV ou CRLV;
b) Certificado de Aferição do Tacógrafo.


ITENS VERIFICADOS:


Além da inspeção aplicável à segurança da estrutura veicular e aos itens de mecânica e componentes gerais, realizadas por meio de equipamentos mecanizados, eletrônicos e por inspeção visual, são inspecionados os itens específicos aos veículos escolares.


Mesmo os veículos não transformados em sua estrutura ao transporte de escolares, devem atender aos seguintes requisitos básicos:


- Registro do veículo como de transporte de passageiros e categoria aluguel;

- Faixa de 40 cm de largura, a meia altura, na cor amarela em toda a lateral e traseira do veículo, inclusive portas (quando se tratar de veículos de cor amarela, a faixa deve ser na cor preta);

- Dentro da faixa, aposição de inscrição do dístico "ESCOLAR" na cor preta (quando se tratar de veículos de cor amarela a cor do dístico deve ser amarela), em tamanho proporcional ao veículo;

- Possuir tacógrafo aferido por empresa credenciada;

- Possuir sinalização específica para escolares constituída, no modelo básico, de duas lanternas de cor amarela âmbar na dianteira e duas de cor vermelha na traseira, dispostas na parte superior do veículo, mais afastadas entre si o possível;

- Cinto de segurança em número condizente com a capacidade de pessoas;

- Faixas refletivas nas laterais e traseiras de acordo com a regulamentação específica.


Se constatado alguma não conformidade no veículo, o proprietário tem o prazo máximo de 30 (trinta dias) contados a partir da data da inspeção para retornar à reinspeção. Somente se ultrapassar o prazo deverá ser realizado uma nova inspeção.