INSPEÇÃO PREVENTIVA

ITENS VERIFICADOS:


Além da inspeção aplicável à segurança da estrutura veicular e aos itens de mecânica e componentes gerais, realizadas por meio de equipamentos mecanizados, eletrônicos e por inspeção visual, são realizados os seguintes ensaios:


- Análise Gases


Todos equipamentos estão sujeitos a manutenção devido a sua vida útil de funcionamento, faz-se necessária a Análise de Gases, permitindo detectar se os sistemas do veículo estão funcionando corretamente, economicamente e dentro dos padrões permitidos pela legislação brasileira.

​​


A São Bento Inspeções Veiculares executa o teste oficial de análise de 04 gases e de fumaça (opacímetro) em frotas de veículos, com equipamentos aprovados e aferidos pelo INMETRO.


De acordo com a legislação em vigor:

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA Nº 6, DE 8 DE JUNHO DE 2010

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 418, de 25/11/2009


- Ensaio de Ruído


A São Bento Inspeções possui capacidade e equipamentos verificados pela Rede Brasileira de Calibração para execução de ensaio de ruído com o veículo parado.


A emissão de ruído por veículos - automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus – foi objeto de estudos por parte da CETESB que acabaram por estabelecer as bases do Programa Nacional de Controle de Ruído Veicular. Tal programa, lançado a partir das Resoluções CONAMA 01 e 02 de 1993, e atualizado pelas Resoluções CONAMA 08 de 1993, 17 de 1995, 20 de 1996, 242 de 1998, 268 e 272 de 2000, estabelece limites máximos de ruído para veículos novos 

comercializados no Brasil. Prevê ainda critérios para serem utilizados em futuros programas de inspeção e fiscalização de veículos em circulação, conforme as Resoluções CONAMA 07 de 1993, 227 de 1997, 252 e 256 de 1999.


Para os veículos em circulação, a legislação estabelece como limite o valor declarado pelo fabricante que consta no manual do proprietário. Este valor é obtido no ensaio definido pela “NBR 9714 – Veículo rodoviário automotor – Ruído emitido na condição parado”. Caso o veículo seja inspecionado, o valor de ruído obtido na inspeção não pode ultrapassar o valor declarado. Este procedimento leva ao proprietário a responsabilidade de manter o veículo, em especial o sistema de escapamento, nas condições originais de fabricação.


A Inspeção Preventiva é muito importante e deve ser feita para manter o carro em ordem, evitar acidentes e não poluir o meio-ambiente.


Buscamos conscientizar os motoristas sobre a importância da prevenção, já que os veículos em mau estado de conservação colocam seus passageiros em risco por estarem mais propensos a provocar acidentes. A Inspeção Preventiva é uma forma de manter seu veículo sempre em dia, identificar falhas em componentes ou sistemas que possam resultar em acidentes e estabelecer prioridades para a manutenção, identificando as situações de maior risco. Ela abrange todos os itens de segurança do veículo, sendo o controle periódico das condições mecânicas um elemento indispensável da prevenção. Vale frisar que esse tipo de Inspeção é bem mais barato que a corretiva.


A Inspeção Preventiva gera economia, tempo e ajuda o meio-ambiente.


DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:


a) CRV ou CRLV;

b) Documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo;